Marketing​ ​Digital​ ​-​ ​Seja​ ​especialista!

Marketing​ ​Digital​ ​-​ ​Seja​ ​especialista!


Na​ ​minha​ ​actividade​ ​de​ ​Business​ ​Coach,​ ​ainda​ ​é​ ​comum​ ​encontrar​ ​empresas​ ​que​ ​estão​ ​a funcionar​ ​com​ ​um​ ​modelo​ ​tradicional​ ​offline,​ ​com​ ​pouca​ ​ou​ ​nenhuma​ ​presença​ ​na​ ​internet,​ ​ou que​ ​a​ ​sua​ ​comunicação​ ​no​ ​mundo​ ​digital​ ​se​ ​resume​ ​a​ ​uma​ ​presença​ ​institucional​ ​com​ ​um​ ​site estático​ ​e/ou​ ​uma​ ​página​ ​no​ ​Facebook.​ ​Mas​ ​qual​ ​o​ ​retorno​ ​do​ ​dinheiro​ ​e​ ​tempo​ ​investido?

A​ ​realidade​ ​é​ ​que​ ​a​ ​internet​ ​veio​ ​para​ ​ficar​ ​e​ ​a​ ​comunicação​ ​digital​ ​deve​ ​ser​ ​tão​ ​bem​ ​pensada e​ ​trabalhada​ ​como​ ​qualquer​ ​outra​ ​ferramenta​ ​de​ ​comunicação!

Então​ ​como​ ​começar​ ​a​ ​trabalhar​ ​esta​ ​ferramenta?

1. Defina​ ​o​ ​seu​ ​mercado-alvo

Em​ ​qualquer​ ​tipo​ ​de​ ​campanha​ ​de​ ​marketing​ ​é​ ​muito​ ​importante​ ​sabermos​ ​com​ ​quem queremos​ ​falar.​ ​Quem​ ​são​ ​os​ ​seus​ ​melhores​ ​clientes?​ ​Qual​ ​o​ ​seu​ ​nível​ ​socioeconómico? Por​ ​que​ ​círculos​ ​se​ ​movem?​ ​Que​ ​publicações​ ​lêem?​ ​Quais​ ​os​ ​seus​ ​interesses?

2. Avalie-se

O​ ​que​ ​me​ ​diferencia?​ ​Quais​ ​são​ ​as​ ​minhas​ ​fraquezas?​ ​Quem​ ​é​ ​a​ ​minha​ ​concorrência?​ ​O que​ ​anda​ ​a​ ​concorrência​ ​a​ ​fazer?

3. Decida​ ​como​ ​quer​ ​comunicar

Quais​ ​são​ ​os​ ​canais​ ​que​ ​pretende​ ​usar​ ​para​ ​comunicar?​ ​Quais​ ​são​ ​as​ ​plataformas?​ ​Tem site,​ ​Facebook,​ ​blog,​ ​twitter,​ ​linkedIn,​ ​google+,​ ​etc?​ ​Escolha​ ​1​ ​para​ ​começar​ ​e​ ​comece​ ​a comunicar!

4. Produza​ ​conteúdo​ ​de​ ​qualidade

O​ ​melhor​ ​que​ ​pode​ ​acontecer​ ​a​ ​uma​ ​empresa​ ​é​ ​ter​ ​outras​ ​pessoas​ ​a​ ​recomendar​ ​e​ ​a partilhar​ ​os​ ​seus​ ​conteúdos. Quem​ ​tem​ ​uma​ ​empresa​ ​reconhece​ ​a​ ​importância​ ​do​ ​passa-a-palavra​ ​e​ ​da​ ​referenciação, por​ ​isso​ ​aposte​ ​em​ ​conteúdos​ ​relevantes​ ​que​ ​geram​ ​links​ ​e​ ​seja​ ​visto​ ​como​ ​um​ ​especialista na​ ​sua​ ​área.

5. Seja​ ​uma​ ​referência

É​ ​verdade​ ​que​ ​é​ ​mais​ ​fácil​ ​partilhar​ ​conteúdo​ ​relevante​ ​de​ ​outrem​ ​e​ ​que​ ​esta​ ​é​ ​uma ferramenta​ ​interessante​ ​de​ ​Inbound​ ​Marketing​ ​(estratégias​ ​para​ ​atrair​ ​clientes​ ​potenciais), mas​ ​para​ ​ser​ ​visto​ ​como​ ​especialista​ ​tem​ ​de​ ​se​ ​pôr​ ​à​ ​prova.​ ​Ao​ ​expor​ ​o​ ​seu​ ​conhecimento estará​ ​sujeito​ ​a​ ​cometer​ ​algum​ ​erro​ ​e​ ​a​ ​receber​ ​críticas,​ ​mas​ ​estará​ ​também​ ​a​ ​reforçar​ ​o processo​ ​de​ ​aprendizagem​ ​continua​ ​e​ ​a​ ​expor-se​ ​como​ ​um​ ​especialista​ ​na​ ​matéria.​ ​Ou seja,​ ​estará​ ​a​ ​tornar-se​ ​uma​ ​referência.

Deixo​ ​o​ ​desafio:​ ​Escolha​ ​um​ ​tema​ ​em​ ​que​ ​se​ ​sinta​ ​à​ ​vontade​ ​e​ ​dê​ ​a​ ​sua​ ​opinião.

 

Teresa Teles

teresateles@actioncoach.com

 

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Marketing

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